“inemuri” – sonecas durante o transporte público, reuniões, aulas e afins. Sociedade japonesa tende a ser mais tolerante ao ato de dormir em público

http://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-36523163

 

Tendemos a assumir que o sono tradicionalmente se dá entre o nascer e o pôr do Sol, mas os ritmos do cotidiano são mais complexos

História do sono

Sonecas quase não são discutidas em livros de história e parecem ter sido amplamente tomadas como algo natural. Cair no sono em público só é algo digno de menção quando é fonte para uma piada.

O ato de levantar cedo, por outro lado, tem sido claramente promovido como uma virtude, desde a introdução do Confucionismo e do Budismo.

Na Antiguidade, fontes mostram uma preocupação especial com a escala de trabalho dos servidores, mas da Idade Média em diante acordar cedo passou a ser uma prática aplicada a todos os estratos sociais, e o “ir para a cama tarde e acordar cedo” se tornou sinônimo de pessoa virtuosa.

 

Não é sesta

Mas a experiência de dormir na presença de outros não e suficiente, por si só, para explicar a tolerância generalizada ao inemuri, sobretudo na escola e no trabalho.

Após anos de pesquisa, finalmente me dei conta de que até certo ponto o inemuri não é considerado como sono absoluto. Não só é visto como diferente do ato noturno de dormir na cama como algo distinto de tirar uma sesta, uma soneca. Como entender isso?

A chave está no próprio termo, formado por dois caracteres. “I”, que significa “estar presente”, em uma situação em que se está alerta, desperto; e “nemuri”, que significa” sono”.

Apesar de a pessoa que faz inemuri poder estar mentalmente distante, ela tem que ser capaz de voltar à situação social quando necessário. Também deve manter a impressão de seguir condutas sociais por meio da postura, linguagem corporal e vestuário.

 

Sinal de trabalho duro

Fazer inemuri no local de trabalho também é visto como resultado de esgotamento. Pode ser algo justificado por reuniões longas e tediosas, onde o esforço de participar é mais valorizado do que o resultado.

Como uma vez alguém me disse: “Nós, japoneses, temos o espírito olímpico: a participação é o que vale”.

Cumprir longas jornadas de trabalho e se dedicar ao máximo a ele é apreciado como um traço moral positivo no Japão.

 

Testes da NASA concluíram que dormir durante o dia pode melhorar a memória em relação ao trabalho (ou seja, melhora a atenção e a concentração em uma tarefa, ao mesmo tempo que consegue manter outras tarefas na memória), uma habilidade fundamental para a realização de trabalhos complexos. 🙂

https://www.linkedin.com/in/oliveirafab/

Publicado em Principal

Deixe um comentário