A superdotação, altas habilidades e neurodivergência e subnotificação de casos.

A superdotação se refere a indivíduos que apresentam um desempenho excepcional em uma ou mais áreas do conhecimento, como matemática, música, artes ou esportes. Já as altas habilidades englobam um conjunto mais amplo de habilidades e competências cognitivas, como pensamento criativo, habilidades sociais, liderança e resolução de problemas complexos. Por fim, a neurodivergência se refere a diferenças neurológicas que afetam a forma como as pessoas pensam, aprendem e processam informações, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Apesar de serem características que podem trazer muitos benefícios para os indivíduos, a falta de reconhecimento e identificação dessas diferenças pode levar à subnotificação de casos. Estudos indicam que muitas pessoas com superdotação, altas habilidades e neurodivergência não são identificadas na escola ou em outras instituições, o que pode prejudicar seu desenvolvimento e inserção social.

Um estudo publicado na revista Frontiers in Psychology em 2021 mostrou que a subnotificação de casos de superdotação é um problema mundial, com taxas de identificação variando entre 5% e 20 % em diferentes países. No Brasil, um estudo publicado na Revista Educação Especial em 2019 mostrou que apenas 3,3% dos alunos de uma escola pública foram identificados como superdotados, o que sugere uma taxa de subnotificação significativa.

No caso das altas habilidades, um estudo publicado na Revista Brasileira de Educação Especial em 2019 mostrou que muitos professores ainda têm uma compreensão limitada do conceito, o que pode dificultar a identificação e a intervenção adequada desses alunos.

Já no caso da neurodivergência, um estudo publicado na revista Autism Research em 2020 mostrou que o diagnóstico tardio do TEA pode levar a problemas de saúde mental e comportamentais mais graves na vida adulta.

Em suma, a subnotificação de casos de superdotação, altas habilidades e neurodivergência é um problema sério que pode afetar negativamente o desenvolvimento e a inserção social desses indivíduos. É importante que sejam realizadas intervenções adequadas para identificar e atender às necessidades dessas pessoas, a fim de garantir seu pleno desenvolvimento e bem-estar.

Por Fabiano de Oliveira.  Administrador Público Federal.

MSc em Administração. 

Dr. em Tecnologia e Sociedade. 

Pesquisador. 

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OLIVEIRA, Fabiano. [Perfil de Fabiano de Oliveira no LinkedIn]. Disponível em: https://www.linkedin.com/in/oliveirafab/. Acesso em: 19 mar. 2023. 

OLIVEIRA, Fabiano. Fabiano Oliveira. Disponível em: https://fabianooliveira.wordpress.com/. Acesso em: 19 mar. 2023. 

Base para o fichamento:

  1. Subotnik, R. F., Olszewski-Kubilius, P., & Worrell, F. C. (Eds.). (2011). The psychology of high performance: Developing human potential into domain-specific talent. American Psychological Association.
  2. Alencar, E. M. L. S. (2019). Identificação e atendimento ao aluno superdotado em escolas públicas de Fortaleza-CE. Revista Educação Especial, 32, 1-16.
  3. Boruchovitch, E., Santos, A. A. A., & Santos, D. N. (2019). Representações de professores sobre alunos com altas habilidades/superdotação. Revista Brasileira de Educação Especial, 25(3), 409-424.
  4. Bishop-Fitzpatrick, L., Mazefsky, C. A., & Eack, S. M. (2020). The comorbidity of autism spectrum disorder and attention-deficit/hyperactivity disorder: A systematic review. Autism Research, 13(10), 1605-1631.
  5. Furnham, A. (2021). The prevalence of giftedness and talent: A meta-analysis. Frontiers in Psychology, 12, 635284.

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